Uma deliciosa sobremesa que conquista gerações
Pensa numa sobremesa que é puro abraço na alma: a torta de bolacha. Aquela mistura de biscoito molhadinho no café ou leite com camadas de creme delicioso, é a receita que tem o poder de resgatar memórias e fazer todo mundo sorrir.
Vamos mergulhar nesse mundo de sabor, conhecendo um pouco mais dessa maravilha brasileira!
Originária de Portugal, a torta de bolacha conquistou o paladar por aqui. E pelo Brasil afora, cada um tem seu toque especial na hora de fazer a torta. Tem quem prefira biscoito mais crocante, outros preferem a bolacha mais macia e amanteigada.
A escolha dos biscoitos muda totalmente o resultado da sobremesa, então é uma escolha que vale a pena!
E a diversidade nos sabores do creme é que deixa a sobremesa ainda mais interessante. Além da versão clássica com leite condensado, tem quem jogue cacau em pó e transforme a torta num paraíso de chocolate.
E tem os aventureiros que jogam baunilha ou rum no creme, dando aquele toque especial.
Agora, para quem não pode com glúten e lactose, a jornada é um pouco mais desafiadora. Achar biscoito sem glúten pode ser nada fácil, em muitas cidades é quase um milagre.
Como celíaca e intolerante à lactose, sei bem dos desafios, por isso desenvolver receitas que todos possam saborear, é minha missão de vida.
Não é só sobre ter receitas básicas no dia a dia, mas também sobre recriar aquelas gostosuras cheias de lembranças e afeto. Afinal, torta de bolacha tem aquele gostinho de infância e casa de vó, onde tudo é simples, mas muito saboroso.
E por inúmeras vezes ter passado vontade, é que desenvolvi uma bolacha tipo maria, e a receita você também encontra aqui no blog!
Assim você também vai poder comer sempre que quiser e poder fazer as mais deliciosas receitas com ela, incluindo essa torta de bolacha que é uma explosão de sabores.
Ela é mais que uma alternativa, é apenas uma das possibilidades de saborear uma deliciosa bolacha sem preocupação.
Então embarque nessa jornada comigo, onde a restrição é apenas o ingrediente, e veja como tudo se torna simples quando temos as informações adequadas, e depois de colocar a mão na massa pela primeira vez, você nunca mais vai deixar de fazer uma receita.
Então vamos conhecer os ingredientes utilizados para preparar mais essa deliciosa receita!
- Bolacha Maria sem glúten: é a base da sobremesa, vai dar sabor e crocância à torta. (Veja como fazer a bolacha maria sem glúten)
- Leite Vegetal: Utilizado para fazer o creme, você pode optar pelo de sua preferência, aqui usei o de castanhas de caju por ter um sabor suave.
- Cacau em pó: vai dar sabor marcante de chocolate à receita. Utilize o cacau 100%, pois não possui açúcar adicionado.
E os utensílios, você vai precisar:
- Balança de cozinha: Fundamental para pesar os ingredientes. Nas receitas sem glúten, por termos uma combinação de ingredientes, pesar é fundamental para o equilíbrio e resultado da preparação.
- Panela: Use uma panela de bom tamanho, assim tem espaço suficiente para fazer o creme sem queimar.
- Fogão/cooktop: Fundamental para fazer o creme, certifique-se de deixar sempre em fogo médio-baixo para evitar que o creme queime e deixe gosto na sobremesa.
- Travessa: Serve para montar a torta, use com laterais que dê sustentação, quanto mais alta for, mais ingredientes vai precisar. A receita cabe certinho numa travessa de 20×20.
Bem, agora que já falamos sobre os ingredientes e utensílios mais importantes para você fazer a torta de bolacha e voltar a saborear essa sobremesa, vamos então para a receita!
Ingredientes:
- 200g de bolacha tipo maria sem glúten
- 500ml de leite vegetal
- 1 gema
- 10ml de essência de baunilha
- 15g de amido de milho
- 50g de chocolate picado
- 50g de creme de leite
- 80g de açúcar
Modo de fazer:
Coloque a metade do leite numa panela, na metade restante, acrescente o amido de milho e a gema, misture bem para dissolver. Se desejar, coe essa mistura antes de adicionar na panela com o leite. Acrescente o açúcar e a baunilha e agora sim, leve ao fogo para ferver. O creme vai ficar levemente espesso. Separe ⅔ do creme e reserve. No restante do creme, adicione o chocolate picado e volte ao fogo para derreter. Nesse momento acrescente aos poucos o creme de leite, que serve para ajustar a consistência do creme de chocolate, (você pode usar também um pouco de leite no lugar do creme, mas ajuste sempre a quantidade). Misture bem.
Montagem da torta:
Distribua as bolachas no fundo da travessa, coloque uma porção do creme branco, faça uma nova camada com as bolachas, cubra com o creme de chocolate. Novamente distribua as bolachas, coloque a porção de creme branco restante. Finalize com raspas de chocolate ou granulado. Leve a geladeira por pelo menos 4 horas para gelar. Sirva a seguir.
Validade e conservação
A torta deve ser mantida sob refrigeração, tendo um prazo de validade de até 7 dias.
Pode ser congelada por até 45 dias, e para descongelar, mantenha em geladeira.
Tudo o que precisa para fazer receitas sem glúten e sem lactose que dão certo!
Você vai aprender a base da alimentação sem glúten, entendendo como substituir os ingredientes, os tipos de farinhas, diferenças dos fermentos e muito mais.🧑🏽🍳 Conheça o Curso Online Panificação Prática para Iniciantes: TOQUE AQUI!
Respostas de 2
Muito bom sempre acompanho seu trabalho,nessa receita onde encontro a receita do creme de leite que voce usou?
Obrigada! Na descrição do vídeo no youtube, tem o link para clicar e ver a receita meu creme de leite vegetal.