Uma versão para comer de colher e passar longe das restrições!
Com a Páscoa se aproximando, vemos as lojas e supermercados se enchendo dos tradicionais ovos de páscoa, e a cada ano cresce as novidades, sempre repletos de sabor.
Ovos como conhecemos vão abrindo espaço para deliciosas sobremesas, onde eles mesmos são meteoros coadjuvantes, servindo apenas de base para as mais espetaculares criações.
Vemos novos formatos surgindo, ovos vazados, cravejados de biscoitos, recheados e os já tradicionais ovos de colher, que são uma verdadeira sobremesa.
Mas o fato é que, para quem possui alguma restrição alimentar, as opções não são tão diversificadas assim, e é aí que surgem os desafios, conciliar as restrições, com sabor, variedade e segurança para que todos possam desfrutar dessa data tão especial junto aos familiares e amigos.
E entendo bem esses desafios, pois também tenho intolerância a lactose e sou celíaca, o que restringe muito as minhas opções, porém não deixei que isso se tornasse um empecilho, e desde que a indústria passou a oferecer chocolates sem glúten e sem leite, venho desenvolvendo receitas que substituam as tradicionais.
E os ovos de colher sempre me chamaram a atenção, com seus diversos sabores e ingredientes que podemos combinar, atendem a todos os gostos, mesmo aqueles que não são tão chocólatras assim.
Uma prova disso, é o ovo com recheio de palha italiana, essa combinação resulta em uma textura única, onde a densidade do brigadeiro se mescla harmoniosamente com a crocância dos pedacinhos de bolacha. É uma experiência sensorial que agrada tanto aos amantes de chocolate quanto àqueles que buscam uma variedade de texturas em suas sobremesas. Além disso, oferece um equilíbrio perfeito entre doçura e textura, tornando-a uma escolha irresistível para quem busca uma sobremesa num ovo de colher!
E para fazer essa deliciosa sobremesa, que mistura chocolate, bolacha e a cremosidade do brigadeiro, você vai precisar de alguns utensílios, poucos ingredientes e uma pitada de disposição, e em pouco tempo verá sua sobremesa pronta, uma verdadeira obra-prima, feita por você mesma!
Para fazer esse ovo palha italiana você vai precisar:
- Chocolate: Vai ser a base de sua preparação. Usado para fazer a casquinha, é ideal utilizar chocolate nobre, por isso escolha sempre uma marca confiável, segura, sem glúten e sem leite. Você pode optar pelas marcas Gobeche, Melkem, Sicao e Calebaut. (são apenas algumas, já usei todas elas)
- Bolacha Maria: É o que vai dar a crocância a seu recheio, por isso escolha uma opção segura, você até encontra algumas marcas para comprar, mas pode fazer você mesma a sua bolacha maria sem glúten e sem leite, aqui no blog tem a receita.
- Brigadeiro: Vai dar cremosidade, deixando o ovo irresistível, você pode utilizar o leite condensado zero lactose para fazer o brigadeiro, mas aqui no blog mesmo tem a receita do leite condensado vegetal e também a receita do brigadeiro para recheios.
E quanto aos utensílios, também são fáceis de encontrar, e garanto que a maioria você já deve ter em casa:
- Balança de cozinha: serve para pesar os ingredientes, tanto para fazer o recheio quanto para dosar o chocolate e deixar a casquinha na espessura certa, o que garante a qualidade da sua preparação.
- Forma de acetato para ovo: essa você encontra com facilidade em lojas de produtos de confeitaria e também na internet. O importante é escolher bem o tamanho, lembrando sempre que todo o interior do ovo será preenchido com o recheio, então prefira tamanhos de 250g.
- Panela: vai servir para fazer o brigadeiro e também para derreter o chocolate em banho-maria, então escolha um tamanho que comporte bem as quantidades de ingredientes que irá utilizar.
- Cooktop/fogão: vai servir para cozinhar/derreter em banho-maria, então lembre-se que uma boa chama/aquecimento é fundamental.
No mais, é você separar os ingredientes e colocar a mão na massa, vai ver que a preparação é irresistível e que vale a pena fazer. Então, sabendo já sabendo de tudo que vai precisar, vamos pra receita!
Ingredientes:
Para a casquinha de ovo:
- 200g de chocolate
- 50g de bolacha maria
Modo de fazer a casquinha:
- Pique bem o chocolate, separe ⅓ dele e reserve.
- Os ⅔ restantes coloque em um recipiente e leve ao fogo em banho-maria para derreter.
- Depois de derretido, utilize o chocolate restante para fazer a temperagem, adicionando ao já derretido, assim vai baixar a temperatura e fazer com ele volte a se cristalizar, deixando a casquinha sequinha e crocante.
- Com o chocolate já na temperatura adequada, que é de 30º a 31º, pique bem as bolachas e misture a ele.
- Separe 2 formas em formato de ovo de 250g, coloque a metade do chocolate em cada uma para formar o ovo.
- Leve a geladeira para resfriar, por no máximo 15 minutos.
- Desenforme e se não for usar em seguida, acomode em local fresco, evitando o calor para que não comprometa a qualidade e brilho de suas preparações.
Para o brigadeiro de colher:
- 520g de leite condensado vegetal
- 20g de cacau em pó
- 10g de manteiga de coco
Modo de fazer o brigadeiro:
- Coloque na panela o leite condensado.
- Adicione o cacau e a manteiga, mexa para incorporar bem.
- Leve para cozinhar em fogo médio-baixo, mexendo sempre para não grudar nem queimar.
- O brigadeiro estará em ponto de colher/recheio quando começar a desgrudar do fundo da panela, mais ou menos em 10 minutos e fogo baixo.
- Desligue e imediatamente transfira para um recipiente, coloque um filme plástico por cima em contato com o brigadeiro, isso evitará criar uma película que poderá deixar seu brigadeiro com grumos.
- Utilize depois de frio.
Montagem do Ovo Palha Italiana
- 2 casquinhas de chocolate em formato de ovo
- 1 receita de brigadeiro de colher
- 100g de bolacha maria
Modo de fazer:
- Distribua uma porção do brigadeiro, forrando a base do ovo.
- Coloque algumas bolachas picadas, ou conforme sua preferência, novamente coloque mais uma porção de brigadeiro, e assim até preencher todo o espaço.
- Finalize com uma camada de brigadeiro.
- Decore com confeitos de chocolate, granulado e até mesmo bolachinha picada.
Validade e Conservação
Esta versão com recheio palha italiana tem uma ótima validade, podendo ser conservada em local fresco fora da geladeira por 3 dias. Na geladeira a validade é maior, podendo ser conservado por até 15 dias.
Tudo o que precisa para fazer receitas sem glúten e sem lactose que dão certo!
Você vai aprender a base da alimentação sem glúten, entendendo como substituir os ingredientes, os tipos de farinhas, diferenças dos fermentos e muito mais.🧑🏽🍳 Conheça o Curso Online Panificação Prática para Iniciantes: TOQUE AQUI!
Respostas de 8
Que receita maravilhosa. Como sempre vc pensa e executa receitas no momento certo e todas com a possibilidade de qualquer pessoa executar pois levam ingredientes acessíveis sem pesar no orçamento familiar. E ainda todas as receitas que precisam ser incorporadas vc com sua habilidade já ensinou com antecedência. Muito obrigada por essa receita.
Fico muito feliz com esse carinho, obrigada Néa!
Obrigada por mais essa maravilha
Obrigada vou fazer com certeza.
Você sempre trazendo ingredientes que temos em casa, fácil de fazer e com certeza muito gostoso!! Grata tudo de bom pra você e sua família
Obrigada Sirley
Chef, já tem uns meses que te sigo e já tinha vindo aqui pegar receita, mas tinha olhado o blog, direito, só quando assistir a receita do bolo divino, e vc explicou sobre é vir olhar e estou encantada com tantas receitas maravilhosas! Vou fazer muitas!! Muito obrigada por nos presentear todos os dias receitas maravilhosas. Deu te abençoe grandemente.❤️
Fico feliz em saber! Aqui tem muitas receitas e explico cada uma com todos os detalhes. Obrigada