A chimia de uva tem suas raízes profundas nas tradições culinárias de várias culturas antigas. Originária, provavelmente, das terras férteis do Mediterrâneo, sua popularidade se espalhou rapidamente por toda a Europa e além. Ela é conhecida por sua textura suave e sabor rico, que combina perfeitamente com uma variedade de pratos.
Ao contrário da geleia, que é feita fervendo frutas com açúcar até atingir uma consistência gelatinosa, a chimia de uva é uma mistura delicada de frutas cozidas lentamente até se desfazerem em uma consistência cremosa e espessa. Esta diferença fundamental resulta em uma experiência única que encanta todos que a experimentam..
Uma das características mais marcantes da chimia de uva é sua capacidade de ser deliciosamente doce sem a necessidade de adição de açúcar. A uva, com seu dulçor natural, é suficiente para adoçar esta preparação. Isso não apenas ressalta o sabor autêntico da fruta, mas também a torna uma opção mais saudável para aqueles que buscam reduzir a ingestão de açúcar no dia a dia.
É fascinante ver como a simplicidade dos ingredientes pode resultar em algo tão saboroso. E o melhor de tudo é que você pode criar sua própria chimia de uva em casa, sem a necessidade de conservantes artificiais ou outros ingredientes indesejados.
Então aqui, quero compartilhar contigo a minha receita de Chimia de Uva, uma opção saudável e deliciosa para você usar em diversas preparações como cucas, biscoitos e também acompanhar um delicioso pão sem glúten, não há nada melhor!
Prepare-se para se apaixonar pela rica tradição da chimia de uva e descobrir todos os detalhes, desde a seleção dos ingredientes até os segredos para ter uma chimia com textura perfeita, sempre que você quiser.
Mas para isso, se atente a alguns detalhes ante de começar:
- Escolha bem os ingredientes, você pode utilizar a uva que desejar, mas eu adoro fazer com a uva Isabel, aquela pretinha de sabor bem marcante.
Outro ponto que merece atenção:
- Panela: deve ser de fundo mais grosso, para não queimar.
- Fogão: Esteja atenta para que a chama aqueça por igual e use sempre o fogo baixo para cozinhar.
No mais é só separar os ingredientes e ter uma chimia incrível sempre que quiser;
Chimia de Uva
Recipe by Chef Sandra FreitasIngredientes:
300g de uva Isabel
Suco de 1/2 limão
Modo de Fazer:
- Higienize bem as uvas. Separe as cascas dos grãos.
- Coloque os grãos em uma panela, e deixe cozinhar.
- Quando estiverem macios, desligue.
- Em seguida, leve ao liquidificador e após bater passe por uma peneira para retirar as sementes.
- Volte com a polpa para a panela, acrescente as cascas e leve novamente ao fogo.
- Adicione o suco de limão.
- Deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos, ou até que esteja bem espessa.
- Deixe esfriar e utilize nas mais variadas receitas.
Vídeo Aula Completa
Anotações da Chef:
- Validade e conservação: a chimia de uva deve ser mantida em pote bem fechado e na geladeira por até 60 dias.
Tudo o que precisa para fazer receitas sem glúten e sem lactose que dão certo! Você vai aprender a base da alimentação sem glúten, entendendo como substituir os ingredientes, os tipos de farinhas, diferenças dos fermentos e muito mais.🧑🏽🍳 Conheça o Curso Online Panificação Prática para Iniciantes: TOQUE AQUI!
Uma resposta
Boa tarde chefe,
Eu fiz com jabuticaba, ficou maravilhosa.
Parabéns pela dica de como tirar as sementes.
❤️