Não é apenas uma omelete ou uma torta – a fritata é uma expressão saborosa da culinária, com uma história que remonta aos lares italianos tradicionais. Originária da Itália, a fritata tornou-se uma refeição versátil apreciada em todo o mundo.
Para muitos, a fritata representa uma solução saborosa, onde é possivel utilizar os mais variados ingredientes, mas para aqueles com sensibilidades ou alergias é fundamental garantir que os ingredientes estejam livres de contaminação cruzada. Por isso escolher cuidadosamente os ingredientes utilizados é o que vai garantir uma fritata deliciosa e segura para todos.
A beleza da fritata reside na sua simplicidade. Com apenas alguns ingredientes básicos e uma frigideira, você pode preparar uma refeição nutritiva em questão de minutos. É uma opção perfeita para um café da manhã rápido, um almoço improvisado ou um jantar reconfortante.
E para fazer, você pode reunir aquilo que tem na geladeira, como proteínas variadas e legumes coloridos, e em apenas alguns minutos, terá uma refeição deliciosa, então vamos conhecer a receita?!
Fritata
Recipe by Chef Sandra FreitasIngredientes:
3 ovos
30g de pimentão picado
20g de cebola picada
20g de tomate picado
60g de queijo zero ou vegano picado
1 lata de sardinha pequena
6g de sal
Salsinha, cebolinha e pimenta a gosto
Modo de Fazer:
- Em um bowl misture o tomate, cebola, pimentão e o queijo picado.
- Em seguida, acrescente a sardinha limpa e picada também.
- Em um bowl separado bata os ovos, adicione o sal.
- Despeje junto com os ingredientes picados, coloque a salsinha, cebolinha e a pimenta.
- Misture delicadamente.
- Em uma frigideira, coloque um pouco de gordura e leve ao fogo para aquecer.
- Quando estiver quente, despeje a mistura na frigideira.
- Cubra com uma tampa e asse em fogo baixo por aproximadamente 8 a 10 minutos.
- Vire de lado e deixe por mais 6 minutos ou até que estiver dourada.
Vídeo Aula Completa
Anotações da Chef:
- Validade e conservação: A fritata é uma preparação para ser consumida logo após o seu preparo, mas podendo também ser guardada em geladeira de um dia para o outro. Para consumir, basta levar ao forno, frigideira ou na airfryer por alguns minutos e estará pronta para ser consumida.
Tudo o que precisa para fazer receitas sem glúten e sem lactose que dão certo! Você vai aprender a base da alimentação sem glúten, entendendo como substituir os ingredientes, os tipos de farinhas, diferenças dos fermentos e muito mais.🧑🏽🍳 Conheça o Curso Online Panificação Prática para Iniciantes: TOQUE AQUI!