Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bolacha Maria Sem Glúten

A origem da receita tradicional da Bolacha Maria, data de 1874, e claro tem toda uma história por trás, mas o fato é que essa bolacha faz parte da infância de muitas gerações.
Quem nunca saboreou ela no lanche da escola, no café da manhã, muitos a colocavam em vitaminas (leite batido com banana, achocolatado e bolacha, para encorpar, mas dava um sabor delicioso rsrsrs). Também muito utilizada para fazer sobremesas como Torta de Bolacha, Torta Alemã, Pavês e até Alfajor fácil, daqueles que se recheia com doce de leite e cobre com chocolate, e fica uma delícia!

Mas quando descobri minhas restrições, fui obrigada a deixar de comer essas e outras delícias a qual estava acostumada e que também fizeram parte da minha infância, e excluir o glúten e o leite da minha alimentação foi um desafio, afinal tive que reaprender a cozinhar, a utilizar novos ingredientes para ter resultados semelhantes.

Desafios como esse fazem parte do meu dia a dia há mais de 10 anos, e venho transformando receitas tradicionais com memórias e gosto de infância para que a restrição ao glúten e ao leite sejam apenas uma forma diferente de me alimentar e não uma limitação ao meu dia a dia.

E por isso, quero poder compartilhar aqui contigo a minha versão da BOLACHA MARIA sem glúten e sem leite mas com um sabor que lembra muito a tradicional, para que ela possa também fazer parte da tua alimentação e que traga boas lembranças e momentos compartilhados com sua família.

Ao longo da receita tu vai ver que a receita é muito simples e que os ingredientes são bem fáceis de encontrar, basta seguir o passo a passo que tu terá uma bolacha deliciosa pra fazer sempre que quiser e servir como base a outras receitas de família.

Diferentemente de outras receitas, a Bolacha Maria tem uma massa leve e super sequinha, o que lhe dá uma durabilidade superior a de outras receitas de massa amanteigada. E o destaque está na combinação dos ingredientes, e por isso, todos eles devem ser pesados para que a receita fique com as características que tu tanto deseja.

Já para fazer a receita os utensílios são os mais simples e que provavelmente você já tenha em casa

Panificação Pratica

Utensílios utilizados para fazer esta receita:

  • Balança de cozinha: essa sim, é essencial, pesar os ingredientes vai garantir o equilíbrio perfeito entre eles, dando sabor e crocância característico da preparação.
  • Batedeira: permite a mistura perfeita entre os ingredientes, deixando tudo bem homogêneo
  • Bowl: Recipiente que serve para misturar bem os ingredientes até o momento de levar a bancada para dar formato as bolachas
  • Rolo de massa: Serve para esticar a massa deixando na espessura desejada para então cortar as bolachas, se não tiver um rolo, use uma garrafa bem higienizada, só não deve deixar de fazer a receita!
  • Formas/Assadeiras: Para assar as bolachas de maneira uniforme, o ideal é usar assadeiras baixas que permitem que o ar quente circule e asse por igual. Mas se não tiver, vire a assadeira, deixe o fundo para cima e distribua as bolachas no fundo, mesmo, assim as laterais não serão um empecilho para o perfeito assamento
  • Cortador: Tu pode usar cortador específico como aros de diferentes tamanhos para modelar as bolachas, mas se não tiver, também pode improvisar utilizando uma xícara no tamanho desejado ou qualquer outro utensílio no formato redondo

E o mais importante aqui é o FORNO, mas não se engane, pode utilizar o que tem em casa, basta pré-aquecer na temperatura indicada, pois o segredo está em reconhecer as características da bolacha quando estiverem prontas. Vai perceber que elas irão ficar levemente douradas, assim vai saber quando retirar do forno.

Agora que já sabe tudo que vai precisar para fazer a receita e ter sucesso, vamos aos ingredientes e modo de fazer. Preste bastante atenção ao passo a passo e só faça se tiver todos os ingredientes disponíveis.

INGREDIENTES:

  • 120g de amido de milho
  • 50g de polvilho doce
  • 40g de farinha de arroz
  • 40g de farinha de feijão-branco
  • 60g de açúcar
  • 60g de gordura de palma ou óleo de coco
  • 1g de goma xantana
  • 1 pitada de sal
  • 1 ovo
  • 5g de fermento químico em pó
  • 60ml de leite vegetal
  • 10ml de essência de baunilha

MODO DE FAZER:

Misture em um bowl, a gordura, o ovo e o açúcar, adicione a baunilha. Bata até formar um creme. A parte misture todos os ingredientes secos e despeje essa mistura (creme), com a ponta dos dedos mexa até formar uma farofa. 
Vá adicionando o leite aos poucos, a massa deve ficar com consistência de massa de modelar. Leve para a mesa e com a ajuda de um rolo, abra a massa em pequenas porções, na espessura de 2 mm, corte com o cortador escolhido, com um garfo, faça pequenos furos nas bolachas. 
Distribua na forma (não há necessidade de untar). Leve para assar em forno pré-aquecido a 180º por cerca de 12 a 15 minutos.

OBS: Mix de Farinhas para polvilhar a mesa: fécula de batata, polvilho doce e amido de milho (em partes iguais) misture tudo e utilize quando necessário.

Validade e Armazenamento das Bolachas:

Por se tratar de uma receita caseira sem nada de conservantes, mesmo assim as bolachas têm uma boa durabilidade. 
Guarde em pote hermético por até 30 dias, assim elas se manterão sequinhas e crocantes, ideais para o lanche ou uma sobremesa deliciosa!

Tudo o que precisa para fazer receitas sem glúten e sem lactose que dão certo!

Você vai aprender a base da alimentação sem glúten, entendendo como substituir os ingredientes, os tipos de farinhas, diferenças dos fermentos e muito mais.🧑🏽‍🍳 Conheça o Curso Online Panificação Prática para Iniciantes: TOQUE AQUI!

Deixe o seu comentário!

Respostas de 15

      1. Pois fiz agora pouco com eritritol, e também usei manteiga ghee. Os biscoitos ficaram maravilhosos! O perfume se espalhou pela casa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais receitas como essa: