Sou apaixonada pela panificação, brincar com as texturas e sabores que podemos dar as massas me motiva a testar as mais diversas técnicas disponíveis.
Sempre gostei de saborizar, ter um algo a mais nos pães, não apenas massa, mas algo que traga muito mais do que sabor!
Quando conheci a técnica de folhar as massas, fiquei encantada e fazia várias receitas!
Salgadinhos, mini pãezinhos, com ou sem recheio, doces e salgados, porém… veio a restrição ao glúten e ao leite e junto a frustração, acreditei que nunca mais iria comer aquelas deliciosas preparações que eu mesma fazia ou que encontrava com facilidade nas padarias.
Não consegui me conformar, procurei muitas receitas e nenhuma tinha aquele mesmo sabor ao qual eu estava acostumada a comer, e a única solução que encontrei foi aprender a fazer, só assim poderia voltar a comer tudo que tinha vontade!
E essa receita nasceu assim, do desejo de comer um pãozinho recheado que tivesse a leveza da massa folhada mas que não tivesse nem glúten e nem leite em seus ingredientes.
Depois de alguns testes, eis que surgiu esse rolinho folhado!
Com a técnica bem antiga de folhar as massas mas que dá um sabor todo especial, e o melhor de tudo, consegui uma textura sem igual mesmo não usando o trigo e a manteiga para fazer a massa.
Os ingredientes usados pra fazer são bem fáceis de encontrar!
A farinha de arroz, amido de milho e polvilho doce, você encontra com facilidade nos supermercados. Já os demais vou falar um pouquinho sobre eles, pra você saber a importância de utilizar na preparação:
Farinha de feijão branco: Por se rica em proteinas vai ajudar bastante na textura da massa, e se você não encontrar a farinha pronta, pode fazê-la em casa também, apenas triturando o grão de feijão branco no liquidificador até virar pó.
Goma Xantana: É um aglutinante, usado para dar liga e textura as massas, tem poder muito grande de absorção e por isso é indispensável, com ela o pão vai se manter fofinho por vários dias. Você encontar em supermercado e lojas especializadas.
Manteiga de coco: A manteiga de coco, por ser rica em gordura, ajuda a dar textura, umidade as massas, e por ser saborizada vai dar um leve sabor de manteiga também, e pode ser encontrada com facilidade nos supermercados.
Já para fazer a massa com todo o carinho que ela merece, alguns utensílios são indispensáveis:
Balança de cozinha: Essencial para pesar todos os ingredientes com precisão e garantir o sucesso da receita.
Batedeira: O uso da batedeira é opcional, porém pode ajudar muito na hora de fazer a receita já que economiza tempo e deixa a massa bem homogênea sem fazer muito esforço.
Forno: Para garantir que os pães fiquem folhados é preciso se atentar a temperatura indicada na receita, no caso dos folhados, é indicado assar em temperaturas mais altas para que a massa possa formar as camadas bem distintas e dar leveza e crocância a preparação. Você pode utilizar o forno que tiver em casa, mas certifique-se que ele atinja uma temperatura mais elevada.
Depois de observado todos os detalhes, agora sim, é só ir para a receita!
Ingredientes
- 80g de farinha de arroz
- 8g de goma xantana
- 60g de amido de milho
- 40g de polvilho doce
- 50g de farinha de feijão-branco
- 5g de sal
- 10g de açúcar
- 20g de manteiga de coco
- 2 ovos
- 3g de fermento biológico
- 80g de manteiga de coco para folhar
- 100ml de leite vegetal
Modo de Preparo
- Misture o fermento biológico com 10g de farinha de arroz, acrescente entre 30 e 40ml de leite vegetal, reserve por alguns minutos para dissolver.
- Misture os ingredientes secos em uma tigela.
- Adicione a manteiga de coco, os ovos e o fermento dissolvido aos ingredientes secos.
- Amasse até obter uma massa consistente, vá dando ponto com o restante do leite vegetal, a massa deve ficar consistente, levemente grudando nas mãos.
- Divida a massa em pequenas porções e faça bolinhas.
- Abra cada bolinha em discos finos, aplicando uma camada leve de manteiga.
- Intercale camadas de massa com manteiga.
- Tampe com um plástico e deixe a massa descansar por cerca de 20 minutos.
- Após o descanso, abra a massa cuidadosamente, formando um disco só, coloque o recheio de sua escolha.
- Enrole a massa, formando um rolinho, como um rocambole mesmo.
- Corte em rodelas de 1 cm de diâmetro e coloque em uma forma, não precisa untar nem deixar fermentar novamente.
- Asse em forno pré-aquecido a 200°C por 8 a 10 minutos, até dourar.
Validade e Conservação:
Os pãezinhos têm validade de 3 dias em temperatura ambiente (dependendo do recheio, devem ir direto pra geladeira) 7 dias na geladeira ou 90 dias congelado.
Para descongelar, deixe na geladeira, aqueça novamente em forno pré-aquecido ou na airfryer por aproximadamente 6 minutos.
Tudo o que precisa para fazer receitas sem glúten e sem lactose que dão certo!
Você vai aprender a base da alimentação sem glúten, entendendo como substituir os ingredientes, os tipos de farinhas, diferenças dos fermentos e muito mais.🧑🏽🍳 Conheça o Curso Online Panificação Prática para Iniciantes: TOQUE AQUI!
Respostas de 4
Chef, pode substituir a farinha de feijão branco por farinha de banana verde ou grão de bico?
Mary, pode substituir por farinha de grão de bico.
Chef, posso fazer essa massa para tá o tatu ?
Não entendi o que você queer fazer