Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Chantilly Vegetal

Um creme maravilhoso, levemente adocicado e com uma leveza incrível, assim pode ser descrito o creme chantilly!
Muito usado na confeitaria não só para decoração de bolos, mas também como acompanhamento e recheio em diversas sobremesas. O fato é que o creme é pra lá de gostoso mesmo, mas tem um, porém, é feito da gordura do leite batido com açúcar.

Quando descobri a intolerância à lactose, fiquei sem chão!
Pois acreditei que “nunca mais” iria poder comer os doces e sobremesas que estava acostumada, e é tanta coisa boa que se faz com chantilly, inclusive comer puro.

Depois, conhecendo melhor esse universo, percebi que muitos dos ingredientes tradicionais, que eu estava acostumada a usar, poderiam sim ser facilmente substituídos, era só abrir a mente para novas possibilidades e experimentar! Foi assim, que resolvi me abrir para os leites vegetais e com eles descobri que até o chantilly pode ser maravilhoso sem precisar ser de origem animal ou ainda industrializado.

Já testei diversas maneiras de fazer, e algumas ficam ótimas, mas não tem muita estabilidade, devem estar constantemente refrigeradas, então servir uma sobremesa ou decorar um bolo em dias quentes não era uma opção. Por isso resolvi ir mais a fundo na combinação, e o resultado foi maravilhoso, um creme leve gostoso e que aguenta uma certa variação de temperatura.

Quero compartilhar aqui contigo, que também adora utilizar essa maravilha da confeitaria, mas quer ou precisa que seja totalmente sem leite de origem animal.

Panificação Pratica
Para fazê-lo os ingredientes são fáceis de encontrar, você precisar de:
  • Castanha de caju: uma oleaginosa muito popular no Brasil e facilmente encontrada no Nordeste, ela é riquíssima em proteínas e muito utilizada na confeitaria. Aqui na  receita ela vai servir de base para o nosso chantilly vegetal.
  • Açúcar: aqui você pode usar tanto o açúcar de confeiteiro, refinado ou ainda o Demerara pulverizado, o importante é que ele seja fininho, assim ele vai dissolver e incorporar melhor na receita.
  • Emulsificante: É um aditivo que promove a elasticidade, ajuda na textura e estabilidade da receita. Aqui eu indico utilizar o EMUSTAB, encontrado no supermercado e bastante utilizado no sorvetes.
O segredo por aqui é a combinação dos ingredientes, mas também temos alguns equipamentos que vão facilitar muito na hora de fazer:
  • Liquidificador: vai ser usado para fazer o leite vegetal e também o creme de leite vegetal que tu vai poder utilizar em inúmeras receitas que também tem aqui no blog.
  • Batedeira: essa é a que vai garantir um resultado leve e aerado ao chantilly, pois não conseguimos o mesmo resultado batendo a mão.

Ah, e uma das coisas que mais gosto é que ele pode ser guardado em geladeira, e para usar mais tarde é só bater novamente.

Então se você também deseja comer as sobremesas que mais gosta numa versão muito mais saudável, essa receita vai te surpreender!

Agora sim vamos para a receita!

Ingredientes:

Modo de fazer:

  • Misture o leite vegetal com o creme de leite (devem estar gelados).
  • Coloque o leite e o creme de leite gelado na batedeira, adicione o açúcar e o emustab e leve para bater em velocidade média nos primeiros minutos.
  • Aumente a velocidade e bata até atingir o ponto de chantilly. Deve ficar bem aerado. 

Validade e conservação:

O creme de chantilly tem uma validade de oito dias na geladeira e para voltar a utilizá-lo, basta levá-lo novamente a batedeira, bater em velocidade média por alguns minutos que ele vai estar prontinho para utilizar as receitas.
Utilize para decorar bolos, sobremesas e ainda acompanhar aquele delicioso sorvete!

Tudo o que precisa para fazer receitas sem glúten e sem lactose que dão certo!

Você vai aprender a base da alimentação sem glúten, entendendo como substituir os ingredientes, os tipos de farinhas, diferenças dos fermentos e muito mais.🧑🏽‍🍳 Conheça o Curso Online Panificação Prática para Iniciantes: TOQUE AQUI!

Deixe o seu comentário!

Respostas de 7

  1. Chef Sandra amei,pois tenho intolerância a glúten e a lactose .
    Só serve se o leite for de castanha ou pode ser qualquer leite vegetal?
    Este chantilly aguenta calor pode deixar fora da geladeira por quantas horas..tipo fiz um bolo e vou enviar para minha filha a noite mas só chega no dia seguinte ele aguenta?obg gratidão ♥️

  2. Chefe suas receitas são perfeitas. Obrigada por compartilhar. Sou intolerante a gluten e não consumo leite. Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais receitas como essa: