Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Salsicha Caseira Saudável

Esta salsicha caseira saudável vai te surpreender, não só pela simplicidade e praticidade da receita, mas também pelo sabor!

Muito ouvi de como era feita a salsicha industrializada, acreditem, alguns até diziam que ia papel…Especulações à parte, e esse produto alimentício é muito prático, isso eu não posso negar e podemos fazer inúmeras preparações com ele, e o mais famoso é o cachorro-quente.

Cada um faz a sua maneira, desde a mais tradicional com pão, salsicha e mostarda, até os mais incrementados com molhos, vegetais, salsicha e diversos condimentos, ingredientes à parte, não tem quem não goste!

Claro que tem! Eu mesma aboli todas essas preparações e busquei alternativas mais saudáveis por conta desse produto alimentício Ser Ultra processado, com carnes mecanicamente separadas(sabe-se lá o que que vai) e muitos temperos e aditivos para dar sabor, ou para mascarar o sabor, para dar cor, textura e também conservar por até dois meses e embalagem a vácuo.

Vendo isso é fácil saber por que as pessoas estão deixando de consumir…

Mas a boa notícia é que é possível fazer em casa com pouquíssimos ingredientes, como carne e alguns temperos e ter um resultado incrível! Uma versão saudável desse alimento rejeitado por muitos…

Quero compartilhar agora a minha receita de salsicha caseira saudável, e depois de fazer ela, tenho certeza que tu vai querer comer todos os dias.
E você vai precisar escolher apenas a carne que vai utilizar, como frango, porco, gado  ou até uma mistura delas, alguns temperos, e pronto!

É só fazer o cachorro-quente e compartilhar com toda família, uma preparação saborosa, livre de glúten, de leite e sem nada de aditivos químicos e conservantes.

E utensílios tu só vai precisar de: 

  • Liquidificador: vai servir pra triturar bem a carne, essencial pra deixar a salsicha com a textura muito parecida com a que conhecemos. Claro que você também pode usar um processador de alimentos, experimentei com os dois e o melhor resultado foi o liquidificador.
  • Panela: vai servir pra cozinhar a salsicha e também pra fazer o molho.
  • Frigideira: essa é opcional, porém eu adoro pra grelhar, a salsicha o sabor fica divino.
  • Filme plástico: esse é o segredo pra fazer a salsicha vai servir pra deixar a preparação com formato igual ao tradicional.

Separe os utensílios, escolha a carne que vai utilizar, e vamos pra receita!

Panificação Pratica

Ingredientes:

  • 1 cebola de tamanho médio picada 
  • 1 tomate tamanho médio picado 
  • 1 dente de alho
  • 1 pitada de cúrcuma em pó 
  • 10g de sal 
  • 300g de peito de frango cortado em cubos 

Modo de fazer:

  • Leve os temperos ao liquidificador, acrescente uma parte do peito de frango picado e bata até formar uma pasta, aos poucos vá acrescentando o restante do frango e batendo. Vai formar uma pasta, desligue e retire do liquidificador.
  • Para modelar as salsichas, utilize um filme plástico, estendendo-o sobre a mesa. 
  • Sobre o plástico, coloque uma colher de sopa bem generosa da pasta de frango, com a ajuda de outra colher, espalhe sobre o filme, deixando no formato de bastão. 
  • Pegue uma ponta do filme, passe sobre a carne e enrole, formando um tubinho, como se estivesse embalando uma bala ou bombom. Dê um nó em uma das pontas, ajuste bem a carne e dê um nó também na outra ponta. 
  • Faça isso com toda a carne, modelando todas as salsichas.
  • Para servir, na hora ou depois de descongelar, leve para cozinhar em água fervente por 8 minutos. 
  • Desligue, deixe esfriar um pouquinho, corte uma das pontas do filme plástico e retire-o  da salsicha. 
  • Pode grelhar antes de servir ou então colocar no molho para servir o cachorro quente. 
  • Não há necessidade de deixar cozinhar junto com o molho, como muitas pessoas fazem.

Validade e conservação: 

Sua conservação é de 5 dias na geladeira ou até 60 dias congelada. 

Para utilizar, basta deixar descongelar em geladeira, cozinhar e grelhar ou servir com molho. 

Tudo o que precisa para fazer receitas sem glúten e sem lactose que dão certo!

Você vai aprender a base da alimentação sem glúten, entendendo como substituir os ingredientes, os tipos de farinhas, diferenças dos fermentos e muito mais.🧑🏽‍🍳 Conheça o Curso Online Panificação Prática para Iniciantes: TOQUE AQUI!

Deixe o seu comentário!

Respostas de 8

  1. Vou fazer .minha experiência. Tenho certeza que ficará ótima essa receita como todas as outras parabéns Sándra pela dedicação em seu trabalho. Tudo perfeito.
    Agradeço muito.

  2. Para fazer com carne de porco devo utilizar as mesmas quantidades? A diferença de gordura não vai interferir na consistência?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais receitas como essa: