Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Biscoito tipo Nesfit

Saudável e muito fácil de fazer!

Ah, um biscoitinho não tem como não gostar né?! Perfeito pra beliscar entre as refeições, acompanhar um chá, ou então se fazer presente no café da manhã. Os Biscoitos são sempre tudo de bom!
Temos os mais variados modelos e sabores de biscoito, desde os mais tradicionais como os caseiros, os casadinhos, os salgados e os mais fit, feitos com ingredientes muito mais saudáveis como sementes, aveia e oleaginosas.

Para muitos, a sessão de biscoitos e bolachas no supermercado é uma perdição, mas para algumas pessoas assim como eu que tem restrição ao glúten e ao leite, fica mais difícil se perder nessa sessão, embora já temos muitas opções industrializadas, aliás biscoitos e bolachas é o que mais temos de variedade, porém a grande maioria é carregada de açúcar e gorduras em sua composição.

E por mais que eu saiba que é preciso gordura para deixá-los mais secos e crocantes, eu também sei que fazer em casa vai deixá-los muito mais saudáveis.

Panificação Pratica

Para isso precisamos escolher bem os ingredientes, e esse Biscoito tipo Nesfit vai te surpreender, pois ele é feito com farinhas livres de glúten e gorduras muito mais saudáveis


Para te ajudar na escolha dos ingredientes, abaixo vou falar um pouquinho sobre os principais, assim você poderá fazer a escolha muito mais consciente e ter esse Biscoitinho pra comer sempre que quiser!

  • Farinha de arroz: entra como base da receita e você pode optar pela integral.
  • Farinha de amêndoas: vai enriquecer a receita com gorduras boas, fibras e minerais e ajudar a equilibrar o índice glicêmico.
  • Farinha de aveia: é um cereal rico em proteínas, vitaminas é excelente fonte de fibras solúveis, contribuindo para o bom funcionamento do intestino.
  • Gordura: Escolher a gordura certa, vai fazer toda a diferença no resultado final, e nos biscoitos e bolachas sempre é indicado uma gordura sólida, facilita o processo e deixa muito mais sequinha e crocante. Então se você não pode utilizar a manteiga, mesmo que seja a zero lactose, opte por banha, manteiga de coco ou gordura de palma. 

Bem, os ingredientes são muito importantes, mas também devemos prestar atenção aos utensílios, ele vão ajudar na hora de fazer a massa e acredite, contribuem também para o resultado final. Então tenha sempre alguns itens que são fundamentais, como:

  • Balança de cozinha: serve para pesar os ingredientes, e essa precisão é fundamental nas receitas sem glúten, já que utilizamos uma combinação de diversos ingredientes para ter resultados
  • Formas/assadeiras: cada tipo de forma é indicado para determinadas receitas, e para fazer bolachas não é diferente. Claro que podemos improvisar e usar o que temos à disposição, mas para ter um assamento perfeito das bolachas, o indicado são assadeiras baixas e de preferência com furinhos, isso vai facilitar a circulação do ar quente, assando por igual.
  • Forno: de nada adianta, cuidar todos os detalhes e o forno estar desregulado, não assando por igual, com isso podemos queimar as bolachas, ou até ter uma textura não muito boa, pois calor uniforme é o que vai fazer a bolacha ficar sequinha e crocante. Podemos usar qualquer tipo de forno, mas conhecê-lo é fundamental.

Agora que já conhecemos todos os detalhes, vamos para a receita?!

Ingredientes:

  • 80g de farinha de arroz
  • 80g de fécula de batata
  • 50g de polvilho doce
  • 40g de aveia em flocos
  • 30g de farinha de amêndoas
  • 2g de goma xantana
  • 180g de açúcar ou adoçante
  • 100g de banha ou gordura de palma
  • 5g de fermento químico em pó
  • 2 ovos 
  • Q.B de água ou leite

Modo de fazer:

  • Em um bowl, misture todos os ingredientes amassando delicadamente até formar uma massa homogênea.
  • Se for necessário, acrescente um pouquinho de água para ajustar o ponto da massa.
  • Abra pequenas porções na espessura de 5 mm mais ou menos, corte com cortador de 5cm de diâmetro.
  • Distribua em forma forrada com papel manteiga e leve para assar em forno pré-aquecido a 160º por 15 a 20 minutos.

    OBS: Mix de Farinhas para polvilhar a mesa: fécula de batata, polvilho doce e amido de milho (em partes iguais) misture tudo e utilize quando necessário.
Validade e conservação:

As bolachinhas, se bem sequinhas e crocantes, tem validade de 30 dias guardadas em pote bem fechado.
Você pode ainda congelar por até 90 dias. Para descongelar, deixe em geladeira, após o descongelamento, distribua em forma e leve ao forno por alguns minutos para voltar a crocância.

Tudo o que precisa para fazer receitas sem glúten e sem lactose que dão certo!

Você vai aprender a base da alimentação sem glúten, entendendo como substituir os ingredientes, os tipos de farinhas, diferenças dos fermentos e muito mais.🧑🏽‍🍳 Conheça o Curso Online Panificação Prática para Iniciantes: TOQUE AQUI!

Deixe o seu comentário!

Respostas de 13

  1. Deve ficar uma delícia !
    Amanhã vou fazer!!
    Hoje fiz as bolachinhas Maria!
    Nossa que maravilha ficou!

  2. Querida Sandra
    Conheci seu trabalho ontem
    Desde de já quero parabenizar pelo capricho e dedicação.
    Vou testar a receita da cueca virada e depois te conto.
    Grande abraço e fique com Deus!

  3. Bom dia Sandra, meu filho é alérgico a oleaginosas. Tem alguma farinha q substitui a farinha de amêndoas? Obrigada

  4. Pode substituir aveia em flocos por farinha de aveia? Não gosto do efeito da aveia em flocos na bolacha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais receitas como essa: