o Bolo Zebra é uma receita cheia de mistérios… A origem do bolo é incerta, acredita-se que tudo começou em Roma por volta do ano 100 a.C. De lá para cá foi se desenvolvendo e deu origem às mais diversas versões dessa massa doce e aerada, simples mas também cheia de técnicas que vem sendo aprimorada até os dias atuais.
E quando falamos em bolo, cada uma de nós tem a sua versão preferida, aquela que lembra momentos especiais, seja a casa da vó, com aqueles bolinhos caseiros feitos no forno a lenha, ou então a receita preferida de quem amamos e nos traz boas lembranças.
Aprendi a cozinhar muito cedo, e fazer uma mistura de ingredientes e ver a transformação sempre me encantou, e na minha infância o bolo não podia faltar (até hoje na casa da minha mãe tem bolo todo sábado para receber os filhos e netos).
Embora os sabores do Bolo Zebra tenham ficado só na lembrança por conta de não poder comer mais devido à restrição ao glúten e ao leite…
Tento manter viva essa tradição de fazer bolos caseiros, dos mais variados sabores e estilos, como o bolo mesclado, onde as massas com diferentes cores eram intercaladas na forma dando origem a uma mescla de sabores.
E como em tudo, a técnica também evoluiu, e com camadas de massas intercaladas com mais cuidado surgiu o BOLO ZEBRA, que além de delicioso e aromático é muito fácil de fazer.
O bom de tudo isso é que posso usar essas mesmas técnicas para fazer a minha versão deste Bolo Zebra sem glúten sem leite!
Quero compartilhar contigo pra que tu também voltes a ter o prazer de comer um bolo com gosto de infância apesar das restrições!
Para fazer a receita tu vai precisar de ingrediente simples (que encontra no supermercado) e utensílios que já tem em casa.
Nas receitas sem glúten, o segredo está na combinação dos ingredientes, e cada um desempenha um papel importante dentro da receita.
A maioria deles são encontrados facilmente em lojas e supermercados como a farinha de arroz, amido de milho e polvilho doce, porém outros fazem parte da receita e estão aqui para contribuir com a textura e sabor.
- Farinha de Amêndoas: trás textura, sabor e untuosidade a receita. No caso de substituir, use farinha de outra oleaginosa no lugar
- Óleo: Para uma melhor textura, utilize de sabores mais neutros como girassol ou óleo de coco sem sabor.
- Goma Xantana: é um espessante e vai ajudar a dar liga e textura à massa, não deve ser substituído ou excluído da receita
- Leite vegetal: Por se tratar de uma preparação sem leite, o ideal é utilizar leite vegetal com sabor mais neutro, como, castanhas, amêndoas e gergelim. Mas também pode optar pelo leite zero lactose.
- Cacau em pó: opte pelo produto 100% cacau, os demais tem açúcar adicionado, o que pode interferir no resultado da receita. Aqui utilizei o cacau black 100%.
O indispensável aqui é…
A balança de cozinha para pesar com precisão os ingredientes e ter o resultado que tanto deseja.
Para ajudar, a batedeira é bem-vinda, assim vai deixar tudo bem homogêneo e ter agilidade na hora de fazer.
A forma para o bolo pode ser em qualquer formato, quadrada, redonda, com furo no meio ou retangular, o efeito zebra vai acontecer independente disso, use a que você tem à mão. Aqui usei a forma redonda de 18cm de diâmetro.
Ah, e o forno, esse sim, pode ser qualquer um, desde que você se atente a temperatura, siga o recomendado na receita e fique de olho antes que comece a queimar.
O teste do palito é perfeito pra saber se o bolo já está assado, desse modo terá um bolo fofinho, sem glúten e sem leite pro café da tarde e encantar a todos que experimentarem!
Agora, sim, com todas as informações, vamos à Receita?!
Ingredientes:
- 90g farinha de arroz
- 80g amido de milho
- 50g fécula de batata
- 30g polvilho doce
- 20g farinha de amêndoas
- 180g de açúcar
- 1g goma xantana
- 1 pitada de sal
- 10g fermento químico em pó
- 10g de cacau em pó
- 2 ovos
- 60g de óleo
- 180ml de leite vegetal
- 10ml de essência de baunilha
Veja nosso post sobre farinhas funcionais tocando aqui!
Veja então o modo de fazer:
- Coloque no bowl, os 2 ovos e a essência de baunilha em seguida comece a bater, adicione 180g de açúcar e volte a bater. Adicione 60g de óleo e bata novamente, reserve.
- Em um bowl a parte, misture todas as farinhas, agora sim vá acrescentando essa mistura de farinhas aos poucos, intercalando com leite.
- Mas lembre-se, vai utilizar no máximo 130ml de leite vegetal para a massa branca, o restante é para dar ponto na massa de cacau.
- Divida a massa em duas partes, em uma acrescente os 20 g de cacau, misture bem para ficar bem homogêneo e dê ponto na massa com o restante do leite, para que as duas fiquem com a mesma consistência.
- Adicione o fermento em pó, 5 g para cada cor de massa.
- Vai intercalando a massa na forma untada com ajuda de duas colheres, colocando pequenas porções sempre no centro da forma, uma cor por cima da outra, assim a massa vai se espalhando e adquirindo o formato desejado.
- E então leve para assar em forno pré-aquecido a 180° entre 25 e 30 minutos.
- Faça o teste do palito, espetando ele no centro do bolo, se sair limpinho é porque o bolo já está assado.
Aí é só saborear com cafezinho passado na hora, não tem como não se apaixonar por esse bolo zebra.
Depois volte aqui e me conte o que achou da receita, aliás, deixe um comentário aqui também!
Tudo o que precisa para fazer receitas sem glúten e sem lactose que dão certo!
Você vai aprender a base da alimentação sem glúten, entendendo como substituir os ingredientes, os tipos de farinhas, diferenças dos fermentos e muito mais.🧑🏽🍳 Conheça o Curso Online Panificação Prática para Iniciantes: TOQUE AQUI!
Respostas de 11
Maravilhoooso, vou fazer ainda hoje.
Me conte como ficou Marlene, vou adorar saber!
Que maravilha de bolo. Amei.
Que bom que gostou!
Achei essa receita fantástica e muito criativa e com um visual maravilhoso. Nunca vi essa técnica de mesclar bolo a partir do centro, é realmente interessante e fica muito lindo o produto final. Parabéns,vc é uma benção na vida de todos que tem restrição ao glúten e a lactose.
Obrigada Néa, fica lindo e diferente!
Boa noite vou fazer o bolo e te mostro.
Isso Zilda, depois me conte como ficou!
Achei lindo demaisss. São maravilhosas suas receitas!
Eu fiz o bolo, ele ficou fantástico, muito bom, bem fofinho, delicioso , muito obrigada Chef !
Que maravilha Fabiane! Fico feliz em saber que continua com as deliciosas preparações ai!