Ah, os salgadinhos de festa… aqueles petiscos deliciosos que nos fazem salivar só de pensar. Entre todos, a coxinha é a rainha indiscutível, uma verdadeira paixão nacional. Sua casquinha crocante e seu recheio suculento conseguem conquistar qualquer paladar. No entanto, para muitos de nós que convivemos com restrições alimentares, a presença da coxinha e outros salgadinhos pode ser motivo de angústia em eventos sociais.
Sei bem como é. Há mais de 10 anos, minha vida foi marcada por restrições alimentares que tornaram os convites para festa ou aniversário um verdadeiro desafio. Afinal, quase tudo nessas ocasiões é feito à base de farinha de trigo, um ingrediente proibido para muitas pessoas que, como eu, enfrentam desafios relacionados à saúde e à alimentação.
É muito triste ter que ficar observando amigos e familiares se deliciando com quitutes apetitosos enquanto temos que nos contentar em apenas olhar. Por isso, decidi tomar uma atitude. Cansado de me sentir excluído e privado das alegrias gastronômicas das festas, resolvi desenvolver minhas próprias receitas.
Foi assim que mergulhei de cabeça na arte de criar pratos livres de glúten e leite. Investi meu tempo e energia na elaboração de alternativas saborosas e inclusivas, que pudessem ser apreciadas por todos, independentemente de restrições alimentares. E entre todas as receitas que desenvolvi, a coxinha ocupou um lugar de destaque.
Minha coxinha sem glúten e sem leite é verdadeiramente maravilhosa. Feita com poucos ingredientes, ela preserva todo o sabor e a textura característicos desse petisco tão amado, e em cada mordida é uma explosão de sabores que nos transporta para um mundo de agradáveis lembranças.
Além de satisfazer meu próprio desejo por salgadinhos de festa, compartilhar minhas receitas se tornou uma missão pessoal. Quero oferecer uma alternativa às pessoas que, assim como eu, enfrentam desafios alimentares em seu dia a dia. Afinal, todos merecem desfrutar das delícias da vida, sem restrições ou limitações.
E muitas das dificuldades encontradas em fazer uma coxinha saborosa, está nos ingredientes utilizados, já que a maneira tradicional envolve o saboroso recheio com uma camada de massa, que muitas vezes não fica tão saborosa assim, sem contar que é um salgadinho tradicionalmente frito e pode encharcar de gordura facilmente, o que leva muitas pessoas a deixar de consumir.
Mas a boa notícia de minha receita é que além de usar ingredientes sem glúten, ela não leva massa, é empanada e depois assada, deixando assim a preparação super sequinha, crocante por fora e muito mais saudável.
E para fazer essa receita de coxinha, você vai precisar de alguns utensílios e pouquíssimos ingredientes, mas o resultado vai te surpreender!
- Frango: é a base da coxinha, por isso capriche nos temperos e deixe ele bem saboroso.
- Purê: aqui usei a batata para dar liga e poder formar a coxinha, mas fique a vontade em experimentar outros tubérculos.
- Farinha de linhaça: serve apenas para ajudar a encorpar e dar liga à mistura.
Já de utensílios temos:
- Balança de cozinha: essa é indispensável para qualquer receita sem glúten, serve para pesar os ingredientes dando o equilíbrio nas preparações.
- Bowl: serve para separar e também misturar os ingredientes, tenha sempre de vários tamanhos, vai facilitar na hora de fazer as receitas.
- Airfryer: serve para assar as coxinhas, trazendo mais praticidade, pois não tem necessidade de pré aquecimento.
Agora que você já conhece os detalhes que vão fazer a diferença na sua receita, vamos a ela?
Desfrutando de Festas sem Restrições: A Delícia das Coxinhas Livres de Glúten e Leite
Recipe by Chef Sandra FreitasIngredientes:
350g de frango cozido, temperado e desfiado
200g de batata inglesa cozida e amassada
20g de farinha de linhaça
5g de sal
5g de azeite
salsinha e cebolinha a gosto
30g de farinha de amêndoas para empanar
Modo de Fazer:
- Desfie o frango e amasse bem as batatas.
- Acrescente o azeite junto ao purê e misture tudo.
- Acrescente o sal e a farinha de linhaça, misture bem.
- Modele as coxinhas, se sentir dificuldades, faça bolinhas e depois dê o formato da coxinha afinando o topo.
- Passe na farinha de amêndoas para empanar.
- Aqui você pode utilizar outras farinhas como: farinha de rosca, farinha de linhaça ou mesmo farofa pronta.
- Fique a vontade em utilizar a seu gosto.
- Leve para assar na airfryer a 180º por 10 minutos.
Vídeo Aula Completa
Anotações da Chef:
- Validade e conservação: você pode conservar em geladeira antes de assar por até 7 dias. Pode também congelar, basta levar ao freezer distribuídas em um prato ou forma, assim que congelarem, colocar num saquinho e manter no freezer por até 90 dias. Para descongelar, basta deixar na geladeira, depois levar a airfryer para assar.
Tudo o que precisa para fazer receitas sem glúten e sem lactose que dão certo! Você aprenderá a base da alimentação sem glúten, entendendo finalmente como substituir os ingredientes, os tipos de farinhas, diferenças dos fermentos e muito mais.
🧑🏽🍳 Conheça o Curso Online Panificação Prática para Iniciantes: TOQUE AQUI!
Respostas de 6
Podemos fazer a coxinha com mix de farinhas sem glúten? Acredito que fiquem msis crocantes. Ê somente uma pergunta. Gosto muito ds suas receitas e do seu jeito de falar bem caracteristico dos gaúchos.
Cada receita é única e pede uma combinação de ingredientes justamente para dar crocancia e textura e só conseguimos isso através da combinação de ingredientes e usando o mix de farinha pronto não conseguimos. Por isso não utilizo mix pronto
Mesmo sem fazer, sei que vai dar certo, vai ficar muito bom
Gostei e vou fazer
Obrigada
Vai dar certo sim 🙂
Olá! Gostaria de saber como posso substituir a farinha de amêndoas nas receitas. Tenho intolerância as amêndoas, nozes, amendoim, etc. Obrigada!
Terá que testar com outras farinhas