Uma sobremesa que conquistou gerações, com sabor de infância, é a sobremesa mais apreciada pelos brasileiros, eu estou falando do Pudim Cremoso.
Originada em Portugal, a sobremesa foi inventada por um abade português. O abade não divulgava a receita, mas como a sobremesa acabou se tornando um grande sucesso, diversos confeiteiros tentaram copiá-la.
Ninguém conseguia fazer um pudim como ele. Porém, após a sua morte, os ingredientes secretos foram revelados: açúcar; gemas; água e toucinho de porco faziam do Pudim de Priscos, o sucesso da culinária portuguesa.
A receita se expandiu e o pudim agradou o paladar de muitos no mundo inteiro, e no Brasil se tornou uma sobremesa clássica, presente em qualquer tipo de evento por ser uma sobremesa muito fácil de fazer. Por se tornar extremamente popular, o pudim ganhou derivações com chocolate, coco, queijo, sucos de frutas, pão e sendo o pudim de leite condensado o preferido dos brasileiros.
Quem não gosta dessa sobremesa super cremosa não é mesmo, porém para os intolerantes a lactose é uma das sobremesas presentes na lista dos proibidos, o que nos deixa apenas sonhando com a cremosidade e sabor!
Mas isso tudo agora ficou pra trás, voltando às origens, percebi que é possível fazer essa sobremesa com ingredientes alternativos e ainda assim manter sabor e textura incomparável, para fazer a festa de quem possui restrição alimentar.
Essa receita de pudim se destaca por ser simples e fácil de fazer, e qualquer pessoa pode preparar com ingredientes básicos que geralmente já temos em casa, pois são ingredientes indispensáveis para quem possui restrições alimentares!
Cada um tem a sua receita de família, mas a que trago aqui pra vocês é bem prática e leva o leite condensado vegetal, que você pode optar pelo industrializado, quem encontra nos supermercados ou ainda fazer o seu, e aqui no blog temos a receita do leite condensado vegetal.
Você vai precisar apenas de:
- Ovos: é a base deste pudim, dando consistência e sabor para a receita.
- Leite Vegetal: usei na receita o leite de amendoim, mas pode ser outro de sua preferência, escolha um de sabor bem neutro.
- Leite Condensado: aqui usei o leite condensado vegetal que vai deixar o pudim com a mesma cremosidade do tradicional.
E para fazer a receita você vai precisar:
- Forma de Pudim: é ótima por já possuir tampa, mas se não tiver, pode optar por uma forma de bolo com furo no meio, basta fazer uma tampa com papel alumínio e escolher o tamanho desejado.
- Liquidificador: ideal para misturar bem os ingredientes, mas se não tiver pode fazer a mão mesmo.
- Panela: serve para cozinhar o pudim, utilize a que tem em casa, mas lembre-se de escolher o tamanho adequado a forma que vai utilizar.
Agora, sabendo de todos os detalhes, vamos para receita?!
Ingredientes
- 6 ovos
- 400g de leite condensado vegetal
- 500ml de leite vegetal
- Para a calda:
- 120g de açúcar
- 60ml de água
Modo de Fazer o Pudim:
PARA A CALDA:
Comece pela calda, você pode fazer diretamente na forma de pudim ou em uma panela/frigideira à parte. Coloque o açúcar e leve ao fogo.
Quando estiver derretido e começar a caramelizar, acrescente a água misturando bem.
Quando a calda estiver formada, e na cor desejada, desligue e coloque na forma, revestindo o fundo da forma com ela. Reserve.
PUDIM:
Para o pudim, coloque os ovos, o leite condensado e em seguida o leite vegetal no liquidificador e leve para bater por alguns instantes até deixar tudo bem homogêneo. Despeje na forma, cubra com a tampa e leve para cozinhar em banho-maria por 45 minutos. Desligue e deixe esfriar. Quando estiver frio, leve à geladeira por pelo menos 8h para firmar bem. Desenforme e sirva.
Enfim, a validade e conservação do Pudim:
A sobremesa tem uma validade de 8 dias em geladeira, não sendo aconselhável congelar.
Tudo o que precisa para fazer receitas sem glúten e sem lactose que dão certo! Você vai aprender a base da alimentação sem glúten, entendendo como substituir os ingredientes, os tipos de farinhas, diferenças dos fermentos e muito mais.
Respostas de 12
Nossa amei esse pudim nossa de dar água na boca.tambem tento intolerância a lactose. E vivo sem comer nada.disso gostei parabéns.
Te entendo Maria, faça a receita e depois me conta como ficou!
Bem simples. Onde encontrou o leite condensado vegetal? Nunca ouvi falar, é novidade pra mim. Também não vi no mercado. Compro o creme de leite de amêndoas, pois encontro aqui.
Tem a receita do leite condensado aqui no blog, e a o creme de leite vegetal tem no meu canal do youtube!
Me passa o link de essa leite condensado vegetal e o leite vegetal é de coco q vc usou?
A receita está aqui no blog, pesquise por leite condensado
Amo pudim de leite. Vou procurar a receita do creme de leite e usar o adoçante que carameliza para fazer. Obrigada.
Maria Aparecida Ribeiro Dos Santos já comprei parte do seus curso
Olha maravilha as receitas
Pois meu filho e intorelante a gluten e lactose e eu estou tentando entrar neste mundo de receitas sem gluten e lactose
Amei suas receitas
Qual leite vegetal você usou?
usei de castanhas, mas use o de sua preferência
Boa tarde Chef Sandra.
Fizemos hoje aqui em casa e ficou simplesmente uma delícia. Parabéns e muito obrigado por mais essa receita que dá certo.
Que Deus te ajude sempre.
José Carlos e
Suzana Santos
Vou fazer